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E-commerce facilita venda de produtos agrícolas

O comércio eletrônico vem expandindo e chegou ao agronegócio brasileiro. No primeiro semestre deste ano, o faturamento pela internet, em geral, chegou a R$ 16 bilhões, conforme pesquisa divulgada da empresa E-bit. Com a rentabilidade do e-commerce, produtores aderem o mercado digital como alternativa de negociação das culturas.

Hoje, pela web, é possível adquirir diferentes produtos agrícolas com um só clique. Um dos aspectos mais importantes deste tipo de comércio é permitir que produtores possam escapar dos intermediários de vendas. Segundo artigo publicado pelo Instituto de Economia Agrícola, pequenos e médios produtores rurais dependem, em grande parte, do mercado. Entretanto, o e-commerce permite relação direta com o consumidor.

O produtor Julio César vende morangos pelo site.

Entre os frutos procurados estão os morangos cultivados pelo produtor rural, Julio César Nogueira que, há seis anos, comercializa a cultura por meio do site Pádua Horti Fruti. Com a divulgação nas redes sociais, o empresário trabalha com a venda direta e entrega do fruto fresco para as cidades de Campinas e São Paulo. “No e-commerce, não existe fronteiras. É possível atingir o consumidor final. Hoje, no pico da produção de morangos, já vendemos toda produção pela internet, tanto para empresas de eventos, quanto para confeiteiras”, conta Julio César, que pôde ter aumento sua rentabilidade.

Laranjas Online atende a demanda na comercialização por quilosLaranjas Online atende a demanda na comercialização por quilos

Já a advogada Alessandra Sodré, há dois anos, atua no comércio digital das laranjas da fazenda familiar, com o site Laranjas Online. Alessandra recebe os pedidos e entrega as frutas no domicilio. “As vendas são feitas diretamente pelo site. Todas as laranjas comercializadas são colhidas e entregues em até 3 dias para o consumidor. E, atendemos as regiões central, sul e oeste de São Paulo”, conta Alessandra. No site, por exemplo, podem ser adquiridos 5 kg de laranjas convencionais ou orgânicas, por uma média de 10 reais.

Além das vendas diretas, o uso do e-commerce também tem a disposição à internet como instrumento para auxiliar na gerência do agronegócio. Segundo o empresário e presidente da Fortisagro - empresa de plataforma digital de compra e venda de grãos -, João Batista, a internet oferece reflexibilidade e mobilidade aos agentes do mercado. “O comércio eletrônico é aberto. Assim, todos têm acesso aos preços, referências de produtos, ofertas entre outros, explica João Batista, que completa: “na plataforma da Fortisagro, por exemplo, possibilitamos uma negociação aberta entre os operadores, que visualizam as oportunidades de cada commodity”.

Fonte: Redação UAGRO
 
 
 
 
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